terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vaidade na permite modelo Barcelona

A goleada sobre o Santos na final do Mundial de Clubes no Japão fez muita gente refletir no futebol brasileiro. Quem acompanhava o time catalão de longe, ou seja, sem acompanhar suas partidas pelo Campeonato Espanhol ou Champions League ficou surpreendido e encantado não só pelo futebol. Maravilhou-se pelo fato da maioria dos jogadores virem da base. 
Aqui no Brasil, tido como o melhor futebol do mundo, o que vemos hoje são técnicos muito bem pagos solicitarem as suas respectivas diretorias contratações de jogadores experientes e consagrados por cifras astronômicas. E os meninos da base? Como vão ter chance de subir? 
A resposta talvez é que se não vencer perde-se o emprego. Fato. Entretanto, falta uma política  de longo prazo difícil de ser seguida nos padrões brasileiros devido a vaidade de nossos dirigentes.
Um matéria feita pela ESPN mostra como funcionar o todo poderoso Barcelona. A filosofia de trabalho, hoje vitoriosa, levou 25 anos para ser construída. Perdeu-se também no caminho. Mas, a cada derrota, ninguém mudou os rumos para fazer médio com ninguém. Trabalho com embasamento técnico e científico e não no empirismo tende a mostrar resultados e foi o que aconteceu.
Acho que dificilmente no futebol brasileiro algum clube poderá fazer o mesmo. Abaixo, a entrevista e tire as suas conclusões.

Luiz Aquino
Mtb 27.813
aquinojudo@yahoo.com.br

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cobrança não mas, preocupação!



Após três rodadas do Campeonato Paulista algumas torcidas começam a criticar alguns jogadores da sua equipe ou a forma de jogar e até mesmo "pega no pé" de determinados jogadores. Concordo com a tese de que ainda é muito cedo para isso pois, todos estão voltando de férias e ainda não se encontram na sua melhor forma física. As pernas pesam e não responde aos estímulos do cérebro e isso é fato.
Entretanto, o que pudemos observar é que São Paulo e Corinthians, os únicos 100% de aproveitamento obtiveram vitórias, em alguns casos, graças ao talento individual de seus jogadores caso de Lucas no sábado contra o São Caetano e Emerson ontem, contra o Linense. O Santos é outra história pois, até aqui, não utilizou seus titulares.
A grande preocupação diz respeito ao Palmeiras. Dois empates, apesar de ser superior ao adversário porque falta justamente este talento para desequilibrar. Ontem, em Catanduva, só não perdeu por causa da famosa bola parada de Marcus Assunção que mais uma vez na cobrança de escanteio colocou a bola na cabeça do truculento Fernandão. O estabanado Leandro Amaro cometeu um pênalti infantil e quase pois tudo a perder.
O Verdão ontem não contou com Valdivía que está no DM. Daniel Carvalho teve sua chance, mostrou qualidade com a bola no pé mas, também está longe do seu melhor condicionamento físico. Falta qualidade na frente. Barcos é a grande esperança mas, ainda é pouco para as tradições do Palmeiras. Não há dinheiro em caixa para grandes contratações, isso todos sabem. Mas uma boa diretoria tem que ser criativa e competente para buscar parceiros para os investimentos. Se a diretoria do Palmeiras não correr a trás restará ao torcedor palmeirense começar a sonhar com 2013 porque 2012 não será muito diferente do ano passado.

Luiz Aquino
Mtb 27.813
aquinojudo@yahoo.com.br

sábado, 28 de janeiro de 2012

Lucas marca e leva São Paulo à vitória

Como já previa, o São Paulo sofreu para vencer o São Caetano no Morumbi. No primeiro tempo, o Tricolor tomou a iniciativa do jogo mas concentrou suas jogadas ofensivas pelo meio que estava bastante congestionado pela forte marcação do Azulão. Explorou pouco as jogadas de linha de fundo e em um lance pela ponta esquerda, Fernandinho tabelou com Luis Fabiano que marcou. 
Pouco depois o Azulão chegou ao empate numa jogada que começou pela esquerda e na inversão da jogada, Moradei apareceu livre para fintar o goleiro Denis e empatar o jogo. Aliás, Márcio Araújo explorou pouco o jogo pela direita nas costas do lateral Cortês que não é muito de marcar e a cobertura era falha pelo setor. O São Caetano no contra ataque perdeu boas chances na primeira etapa.
Leão na volta do segundo tempo colocou o time para cima, corrigiu o posicionamento defensivo não dando oportunidades para o contra ataque. Fernandinho era uma boa opção mas reclamava demais com a arbitragem pedindo cartão para os adversários a todo momento. O Tricolor não conseguia furar o bloqueio do São Caetano e quando a partida ganhava um ar de dramaticidade, Lucas acertou um belo chute de fora da área mas contou com a colaboração do goleiro Luiz e definiu o placar.
Foi a terceira vitória do São Paulo que tem bons jogadores individualmente mas, Leão ainda procura encontrar a melhor forma de posicionar o time e ar melhor padrão de jogo.

Luiz Aquino
Mtb 27.813
aquinojudo@yahoo.com.br

São Paulo e Santos terão mais trabalho

 Abrindo a terceira rodada do Paulistão acredito que o São Paulo terá um jogo, a princípio, mais difícil com relação aos seus adversários anteriores. O São Caetano, ainda muito longe do grande Azulão de outrora, começou bem o Paulistão vencendo a Ponte Preta em casa e arrancou um empate fora. Mesmo assim, o time do técnico Leão é favorito apesar de não poder contar ainda com todos os contratados. As opções de Leão são boas tanto no aspecto individual quanto nas alternativas para melhor formação tática e possíveis alterações com a bola rolando. E olha que tem craque ainda devendo como Luis Fabiano. Hoje, diante da torcida no Morumbi, o Fabuloso terá boa chance de marcar, ganhar mais ritmo e entrosamento com os demais companheiros.



Já o Santos entra em campo amanhã às 19h30 (horário horroroso para futebol aos domingos) para pegar o embalado Paulista em Jundiaí. Ainda com os seus reservas, o Santos levando-se em conta as suas duas apresentações neste Paulistão encontrará sérias dificuldades. Ainda mais se Muricy insistir na titularidade de alguns jogadores como Rentería. É o momento de dar oportunidade aos garotos que sonham em disputar a Libertadores. 
O Paulista começou bem o campeonato batendo a Barcelusa me pleno Canindé e voltou a vencer na segunda rodada. Está empolgado com o início e sonha com uma vaga entre os oito classificados e tradicionalmente costuma dar trabalho aos grandes em seus domínios.
Os outros dois grandes deverão passar por seus adversários. O Corinthians com tranquilidade no Pacaembu contra o Linense, candidato ao rebaixamento na minha opinião. Já o Palmeiras como sempre, deve vencer o Catanduvense no interior bem ao seu estilo, ou seja, no sufoco. No primeiro tempo a torcida deverá sofrer com Tinga mantido de titular mas, como nos dois primeiros jogos, melhor na etapa final com a qualidade no domínio e toque de bola do fofuxo Daniel Carvalho e nas arrancadas em velocidade de Maikon Leite.

Luiz Aquino
Mtb 27.813
aquinojudo@yahoo.com.br

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Muricy cutuca a base

Confesso que senti saudades dos tempos de Wanderley Luxemburgo quando dizia que era "assunto interno". Refiro-me as declarações do técnico Muricy Ramalho em relação aos garotos da base. Até porque, Muricy nunca foi muito adepto em promover jogadores da base desde os tempos de São Paulo FC. Bastou ele sair do Tricolor e vários garotos foram promovidos. 
Nada contra o Muricy pois é um técnico com um currículo vitorioso. Entretanto, Neymar não brota em árvore. A educação de um jovem, compara-se a 9ª Sinfonia de Bethoveen, ou seja, é uma sinfonia inacabada, já diria minha digníssima diretora, dona Marlene. Isso é que nos fascina na formação destes jovens. É claro que eles não chegam prontos no profissional. Chegam para serem lapidados para grandes técnicos como o próprio Muricy. Caso contrário, quem teria que receber autos salários seriam os treinadores da base que já entregariam o produto lapidado e pronto para o time de cima. Por serem jovens necessitam de ajustes.
Dizer que erram cruzamentos, ora Muricy, e o seu atacante Renteria contratado com seu aval e solicitação...que partidinha ruim ontem, heim? E ele, também não está pronto? Problema da base? E o Ibson que até agora só convenceu o treinador?
O Santos FC é uma das referências no país na formação de jogadores e isso faz tempo, desde os tempos do Rei. Forma e lança.
Quanto ao jogo de ontem Alan Kardec mostrou que é mais eficiente lá como atacante no lugar do preguiçoso Renteria e os meninos que entraram foram muito bem, viu Muricy!

Luiz Aquino
Mtb 27.813
aquinojudo@yahoo.com.br

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Breitner a novidade

O Santos volta à campo hoje pela Paulistão com Breitner como novidade no lugar do vetado Alan Kardec. Formado na base do Clube, Breitner andou emprestado e hoje terá mais uma chance de vestir a camisa titular do Peixe contra o Ituano no Anacleto Campanella, em São Caetano devido a mais uma reforma de gramado da Vila. Particularmente sou suspeito de falar deste garoto que conheci nas aulas de Educação Física de uma escola pública do município de Santos. Acho bom jogador, identificado com o Clube. Melhor investir em um jogador como ele do que gastar fortunas com jogadores como Possebom e outras peças que andaram e andam pela Vila.
Torço muito por todos estes garotos vindos da base e acho que independente de quem seja o mandatário do clube, o Santos é uma referência no trabalho de base. Se só ganhou a Copinha uma vez, quantos Meninos da Vila já foram revelados?
Voltando ao jogo de hoje, Muricy mais uma vez escala o misto acertadamente. Serão muitos jogos ao longo do ano e é preciso condicionar o time titular fisicamente para encarar uma temporada difícil evitando ao máximo as contusões. Cabe aos garotos que terão mais esta oportunidade de mostrar futebol e tentar uma vaguinha da relação de inscritos na Libertadores. Acho que dará Peixe porque este Paulistão mais uma vez mostra a enorme distância entre grandes e pequenos.

Luiz Aquino
Mtb 27.813
aquinojudo@yahoo.com.br

Corinthians e São Paulo vencem a segunda

Em dia de comemoração por mais um título da Copinha com a garotada, o Corinthians fez o suficiente para alcançar sua segunda vitória no Paulistão sobre o fraco Guaratinguetá por 2 à 0. O time venceu o adversário e o péssimo gramado para conquistar mais três pontos. O renegado Chicão que voltou a titularidade marcou um dos gols (não foi de falta) e Alessandro completou o placar. Para Alessandro o gol veio em bom momento pois, na estréia, falhou ao perder infantilmente a bola no ataque em jogada que propiciou o gol do Mirassol. Tite fez alterações e procura dar ritmo para o máximo de jogadores visando a estréia na Libertadores.
Sem Rogério Ceni, o São Paulo e sem convencer o próprio exigente técnico Leão o São Paulo foi mais um a tirar proveito da fragilidade do adversário para alcançar a segunda vitória no campeonato. Com vários erros de passe, o São Paulo sofreu para manter a posse de bola e não conseguiu tirar proveito dos espaços deixados pelo Oeste em especial, nos momentos de contra ataque. Leão e Luis Fabiano reclamaram bastante do time ao final do jogo mas, sabem que este time tem muito a crescer no momento que o técnico tiver à sua disposição todos os contratados.

Ricardo Bueno salva Verdão


Depois de uma suada vitória na estréia o Palmeiras arrancou um empate em 1 à 1 contra a Portuguesa no Pacaembu diante de pouco mais de oito mil pessoas. Não jogou um bom futebol mas foi quem criou mais jogadas perigosas ao longo do jogo. Por incrível que possa parecer, Ricardo Bueno, autor do gol de empate teve boa atuação e quase fez um gol de bicicleta. É um jogador que não merece ser titular do Palmeiras mas, com atuações como a de ontem pode ser uma opção. 
Felipão tem que deixar de ser cabeça dura. Não pode deixar Maikon Leite fora do time titular. Não que seja nenhum craque. Mas, quando está em campo é muito mais contundente nas jogadas ofensivas do que o estabanado Tinga. 
Valdívia teve atuação discreta no meu entender e Márcio Araújo não é o volante de contenção adequado para proteger o setor defensivo e erra muitos passes na saída de bola.
Já a Lusa respeitou demais o adversário e ainda não reencontrou o seu bom futebol da Série B do Brasileirão do ano passado. Mas, Jorginho sabe disso e tem exigido do seu time ao máximo. É preciso esperar um pouco mais para saber aonde este time pode chegar.

Luiz Aquino
Mtb 27.813
aquinojudo@yahoo.com.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

São Paulo é destaque


O São Paulo foi o destaque na rodada de abertura do Paulistão 2012. Os comandados do técnico Emerson Leão corresponderam a expectativa e golearam o fraco Botafogo. Não pelo resultado mas acredito que o Tricolor realmente é um dos favoritos ao título não só do Paulistão mas também das demais competições desta temporada. A dúvida que eu tenho é quanto tempo a relação Leão e jogadores durará em paz. Sabemos que a convivência no dia a dia, após jogos vai se deteriorando e o técnico não engole sapo.
O Corinthians, como sempre, bem ao seu estilo sofreu e venceu o bom Mirassol. Parabéns ao técnico Tite que com fama de retranqueiro, mostrou ousadia nas alterações saindo do convencional e os jogadores que entraram corresponderam mostrando que o Timão tem elenco. Destaque para o oportunismo do bom atacante Elton. O time não precisa de Adriano!
O Santos não passou de um empate. Com o time reserva não deixou de ser um bom resultado contra o empolgado XV. A torcida precisa entender que o time estará entre os oito classificados e que vai brigar pelo título sim. Se tiver que cobrar que cobrem da diretoria pelos reforços desejados. Quanto aos jogadores, fazem parte do elenco e se quiserem disputar a Libertadores que busquem seu espaço.
O Palmeiras começou o ano mostrando alguns antigos problemas e a evolução de Valdívia como destaque. O Mago esteve apagado no primeiro tempo mas, melhorou bastante na etapa final. Correu, driblou deu passes colocando os incompetentes atacantes na cada do gol e aí os velhos problemas do ano passado. Pelo menos até Barcos estrear. Qualquer coisa será melhor dos que estão lá. Destaque para Maikon Leite que merece um lugar no time. Cicinho foi bem e Márcio Araújo deixou a torcida com muitas saudades do Pierre. Se sobraram velas do ano passado, podem acender que ajuda.
A Barcelusa me decepcionou mas está dentro do normal. Perde em casa para pequenos e apronta fora. Quarta-feira é a chance de derrotar o Palmeiras e voltar ao normal. Falei !!!

Luiz Aquino
Mtb 27.813

sábado, 21 de janeiro de 2012

TRÊS GRANDES FAVORITOS!

A bola começa a rolar a partir de hoje no Paulistão 2012. Apesar de contestado, os campeonatos estaduais mantém viva a rivalidade no futebol. Entendo entretanto, que a competição poderia ser mais curta com no máximo 14 ou 16 participantes no máximo e em turno e returno. De qualquer forma, o Paulistão é um dos poucos que mantém pelo menos quatro ou no máximo cinco clubes em condições de vencer.
Para este ano, acho que Santos, Corinthians e São Paulo estão em um patamar acima dos demais. Palmeiras e Portuguesa, no meu entender, vem no segundo escalão e a Ponte Preta aguarda quem deve surgir dos pequenos que todos os anos, sempre tem pelo menos um para atrapalhar um pouco na primeira fase e só.
Santos e Corinthians terão que dividir as atenções com a Libertadores. Como não tem este foco, o São Paulo poderá pintar com grande favorito porque entendo ter dado um salto de qualidade na formação do seu elenco. A Lusa poderá surpreender se deixarem o Jorginho continuar seu trabalho. Manteve a base e acho que conseguiu bons reforços dentro dos seus padrões e possibilidade. O Palmeiras é uma incógnita. Não reforçou muito seu elenco e os problemas internos que tanto atrapalharam dentro de campo ano passado, parecem estar pior este ano que nem bem começou.
Só espero que o TJD não apareça na reta final como faz todos os anos e que os árbitros tenho um pouco mais de qualidade para termos um bom campeonato!

Luiz Aquino
Mtb 27.813